Você já deve ter ouvido falar em toranja ou a encontrado enquanto pesquisava sobre a família olfativa de algum perfume, não é mesmo? É normal a nossa estranheza quando ouvimos esse nome já que estamos habituados apenas com a laranja.
A toranja pode ser confundida facilmente com a laranja, pois elas são muito semelhantes em relação a aparência, mas o que difere uma da outra é a cor do gomo. A laranja tem a cor interior mais clarinha, já a toranja tem uma tonalidade muito mais forte, lembrando um pouco da cor vermelha. Encontramos uma imagem que compara bem as diferenças da laranja e da toranja, confira:
Nela podemos comparar essas três frutas cítricas que fazem parte da mesma família, pois são muito semelhantes: o limão, a toranja e a laranja, respectivamente.
Além da aparência física e interna serem diferentes, não é apenas isso que distinguem essas duas frutas. A toranja tem um gosto muito mais doce do que a laranja, que às vezes pode até ser um pouco azeda.
Mas de onde vem toda essa semelhança? Calma que nós vamos te explicar. Nós já sabemos que a laranja e a toranja pertencem a mesma família, isso é óbvio. Mas qual é o grau desse parentesco para elas terem tanta similaridade? É que a toranja é como se fosse a filha da laranja! É isso mesmo, elas são mais próximas do que imaginávamos.
A toranja é uma fruta híbrida, ou seja, é resultado do cruzamento de duas espécies distintas, uma delas é a laranja e a outra é o pomelo. O pomelo, para quem não conhece, é uma fruta cítrica nativa da Ásia e que também é uma espécie de laranja, conhecida como laranja natal. Então concluímos que, a laranja é a mãe da toranja e o pomelo é o pai. Esse cruzamento entre essas duas frutas cítricas deu origem a híbrida toranja, confira a aparência de cada uma:
Muita gente às vezes consome a toranja, mas nem imagina que ela leva esse nome ou que ela não é a laranja. Isso acontece também com os óleos essenciais, já que nesse meio a toranja tem outro nome: o grapefruit.
Esse é o nome em inglês da toranja e gera muita confusão ao ser traduzida ao pé da letra, já que “grape” em inglês significa uva e “fruit” significa fruta, então ela seria a fruta da uva? Na verdade, não é bem assim. Em meados do ano de 1800, o plantador John Lunan deu o nome de grapefruit a esse cítrico, pois ele achou que ela se assemelhava muito aos cachos de uva enquanto estavam crescendo em suas árvores. Desde então o nome pegou e se tornou oficial!
Agora que já entendemos o que é a toranja, vamos falar um pouco sobre as suas funções como óleo essencial. Como já falamos, nesse meio ela é conhecida como grapefruit e está disponível para venda em nossa loja física e virtual, mas antes de garantir a sua, confira um pouco sobre as funcionalidades desse óleo essencial cítrico e adocicado:
- Aspectos emocionais: revigorante, indicado para desânimo, apatia, exaustão mental, irritabilidade e frustração. Traz uma sensação de descontração e motivação no ambiente. Combate a ansiedade e depressão, promove o otimismo e criatividade.
- Aspectos farmacológicos: antidepressivo, antisséptico e diurético. Alivia dor de cabeça, enxaqueca, hormônios da TPM, menopausa, enjoo e náusea.
- Aspectos cosméticos: diurético, alivia a retenção de líquidos. Reduz oleosidade da pele e do cabelo. Combate a celulite, varizes e edemas. Usado para tratamentos de gordura localizada em drenagens linfática.
Vale ressaltar que todas essas informações de uso foram retiradas do site da Via Aroma, a marca dos nossos óleos essenciais, mas que antes de qualquer uso em relação a ingestão desse produto, você deve consultar o seu médico. A venda dos óleos essenciais em nossa loja é totalmente voltada aos cosméticos e é recomendado o uso apenas em aromatizadores elétricos.
Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br/ http://stopcancerportugal.com/